Arquivos e Janelas
Arquivos são representações de objetos que armazenam dados em um computador. No nosso caso, esses dados são um conjunto de caracteres que representam um texto, o código-fonte de um programa de computador, ou uma página da web, por exemplo. Neste capitulo, vamos aprender como realizar as principais operações de manipulação de arquivos e pastas no Sublime Text.
Arquivos, buffers e views
É importante saber a diferença entre um arquivo, uma view e um buffer. Na verdade, estes três conceitos são comuns a quase todos os editores de texto. Para facilitar a compreensão, vamos considerar que:
Arquivo
São os dados armazenados no computador. Isso quer dizer que o texto que você editou já está gravado no dispositivo de armazenamento e possui um nome pelo qual você pode identificá-lo se precisar recuperar ou editar as informações nele contidas.
Buffer
É o conteúdo e demais informações associadas a um arquivo aberto ou a um novo texto que está sendo editado mas ainda não foi gravado.
View
É a visualização gráfica de um buffer.
Trocando em miúdos, apesar do item de menu se chamar New File, quando fazemos Ctrl+N
estamos apenas criando uma nova view. Essa view, por sua vez, “aponta” para um buffer vazio. Quando digitamos texto, o buffer passa a ter conteúdo. A rigor, somente quando o buffer é gravado é que o arquivo propriamente dito passa a existir.
No Sublime Text as views abertas podem ser identificadas e acessadas por meio de abas localizadas na parte superior da tela. A aba de uma view recém criada aparecerá com o rótulo untitled. A medida em que digitamos, o rótulo da aba passa a mostrar os caracteres iniciais do texto.
Criando um novo arquivo
Quando executamos o Sublime Text pela primeira vez, o cursor aparece em uma área de edição na qual já podemos entrar com texto. Essa janela de edição e visualização de texto é chamada de view. Podemos criar novas views selecionando o item de menu File | New File ou usando o atalho de teclado Ctrl+N
.
Salvando arquivos
Para salvar o conteúdo da aba aberta, selecione a opção de menu File | Save (Ctrl+S
). Na primeira vez que um arquivo é gravado, a caixa de diálogo padrão de salvar arquivo do seu sistema operacional surgirá. Então, você deverá informar o nome e a localização do seu novo arquivo.
Se o que você precisa é salvar uma cópia do arquivo com outro nome ou em outro local, bastar usar a opção File | Save As… (Ctrl+Shift+S
). Fazendo isso, a caixa de diálogo sempre aparecerá, mesmo que o conteúdo do buffer já tenha sido gravado em um arquivo.
Além disso, a opção File | Save All permite salvar o conteúdo de todas as views abertas na sessão corrente. Se o conteúdo de uma ou mais views ainda não tiver sido gravado, o Sublime Text abrirá a caixa de diálogo de salvar para que você possa informar o nome e a localização do arquivo.
Um outro recurso que pode ser útil ao salvar arquivos é a opção File | Save with Encoding que permite escolher em qual tipo de codificação o texto deve ser salvo. Um arquivo salvo com codificação de caracteres incompatível pode causar problemas ao ser lido por certos programas ou sistemas operacionais [1].
Abrindo arquivos
Para abrir um arquivo, basta selecionar a opção File | Open… (Ctrl+O
). Após selecionar um arquivo na caixa de diálogo, uma nova aba será aberta com o conteúdo do arquivo pronto para edição. Caso você precise abrir um arquivo que havia sido editado recentemente, é possível usar a opção File | Open Recent, que permite escolher de uma lista dos últimos arquivos que foram abertos.
Se o arquivo que você quer reabrir foi o último a ser fechado, é mais simples ainda: basta usar File | Open Recent | Reopen Closed File (Ctrl+Shift+T
). Para limpar a lista de arquivos recentemente abertos, selecione File | Open Recent | Clear Items.
Fechando arquivos
Quando não estamos mais trabalhando com um determinado arquivo, podemos fechar a aba correspondente usando a opção File | Close File (Ctrl+W
). Da mesma forma, às vezes queremos fechar todos os arquivos abertos. Para isso, basta selecionar File | Close All Files
Revertendo um arquivo ao estado original
Às vezes precisamos voltar atrás em todas as alterações que fazemos em um determinado arquivo. Para evitar o trabalho de fechar o arquivo, escolher não salvar as modificações e abrir o arquivo novamente, basta selecionar a opção File | Revert File e o conteúdo voltará ao estado em que estava desde que foi salvo pela última vez.
Abrindo e fechando janelas
Quem já precisou trabalhar em dois projetos ao mesmo tempo sabe o quanto é útil ter como abrir e fechar mais de uma janela do editor. No Sublime Text você só precisa fazer um File | New Window (Ctrl+Shift+N
) para abrir nova instância e um File | Close Window (Ctrl+Shift+W
) para fechar. Se você só tiver uma única instância aberta, fechar a janela equivale à opção File | Exit, para sair do Sublime Text.