Dicas e Truques

Personalização

Temas e esquemas de cores

Colorsublime

Colorsublime 1 é um catálogo de temas para Sublime Text. Qualquer pessoa pode submeter novos temas para serem exibidos no site.

tmTheme-Editor

tmTheme-Editor 2 é um editor de esquemas de cores para Sublime Text (e outros editores também). Com ele, é possível editar arquivos .tmTheme de forma fácil e rápida.

Desenvolvimento de plugins

Aprendendo Python

Como vimos anteriormente, o Sublime Text utiliza a linguagem de programação Python para o desenvolvimento de plugins. Já há algum tempo, Python vem ganhando a preferência de muitos desenvolvedores para o desenvolvimento de aplicações. Alguns dos motivos para isso são a suave curva de aprendizado, proporcionada pela sintaxe simples e legível, e a grande quantidade de recursos nativos trazidos por sua biblioteca padrão.

Se você programador, independente de sua necessidade de escrever plugins para o Sublime Text, pode ser uma boa ideia investir algum tempo para conhecer melhor o Python. Se você ainda não sabe programar, Python é uma excelente linguagem para aprender. Atualmente, Python é uma das linguagens mais utilizadas no mundo para o ensino de programação 6.

Algumas fontes de estudo em português

Para iniciantes em programação:

Para quem já sabe programar:

Descobrindo a API do Sublime Text

Uma vez que você já estiver confortável com o Python, será necessário começar a conhecer mais a fundo a API do Sublime Text, que começamos a ver no capítulo Plugins. Mais uma vez, vale lembrar que a documentação oficial sobre o assunto ainda é bastante incompleta e está em inglês 7. Portanto, precisaremos descobrir muita coisa por conta própria.

Estudando os plugins nativos

Uma dica para conhecer as possibilidades da Sublime API é explorar o código-fonte dos plugins que fazem parte da instalação do Sublime Text.

Vá até a pasta Packages no diretório de instalação do Sublime Text e procure pelo arquivo Default.sublime-packages. Conforme vimos no capítulo Pacotes, arquivos com esta extensão são arquivos compactados que podem ser abertos da mesma forma que um arquivo zip.

Ao abrir o pacote, você verá alguns arquivos com a extensão .py. Eles são os plugins responsáveis por muitas das funcionalidades padrão embutidas no Sublime Text. Você pode abrir esses arquivos e estudar seu código-fonte para entender como cada funcionalidade é implementada.

Conhecendo o código-fonte dos plugins de terceiros

Seguindo o mesmo princípio, também pode ser de grande ajuda dar uma olhada no código-fonte de plugins de terceiros que fazem algo parecido com o que você imagina para o seu próprio plugin.

A maneira mais fácil de fazer isso é pesquisar no próprio site do Package Control (ver capítulo Package Control) onde fica o repositório de código do plugin desejado. Na grande maioria dos casos, o link para o repositório é o mesmo indicado no campo homepage da página do plugin (figura 47)

Exemplo de página de plugin no site do Package Control

Fig. 47 Exemplo de página de plugin no site do Package Control

Verificação Ortográfica em Português

Algumas pessoas optam por utilizar editores de texto puro – como o Sublime Text – para redigir textos em prosa, no lugar das alternativas mais comuns como o Microsoft Office, LibreOffice, Google Docs ou similares. As razões para essa preferência geralmente são:

  • Trabalhar com arquivos de texto puro é mais simples e ajuda a manter o foco no conteúdo, sem se preocupar com a formatação

  • É possível usar o editor de texto de sua preferência

  • Manter controle de versões e backup torna-se mais fácil

No entanto, um recurso que pode fazer falta é a verificação ortográfica em português integrada ao editor. O Sublime Text conta com verificação ortográfica (spell check) nativa em inglês, que pode ser ativada usando View | Spell Check (F6). Para fazer para o editor reconhecer palavras escritas em nosso idioma precisamos adicionar esse recurso por meio da instalação do pacote Dictionaries 8.

Para fazer verificação ortográfica, o Sublime Text usa o Hunspell 9, mesmo mecanismo de verificação ortográfica do OpenOffice, LibreOffice, Mozilla Firefox, Google Chrome e outros aplicativos.

A conversão e instalação de um novo dicionário para verificação ortográfica envolve alguns procedimentos um pouco trabalhosos. Por isso, o que o Dictionaries faz é reunir em um só pacote as listas de palavras de diversos idiomas já no formato usado pelo Sublime Text. A maioria dos dicionários disponibilizados pelo Dictionaries vem do próprio do conjunto de dicionários do OpenOffice.

A instalação do pacote Dictionaries pode ser feita normalmente pelo Package Control. Após a instalação, vá em View | Dictionary | Dictionaries e escolha o idioma desejado, que no nosso caso seria Portuguese (Brazilian). Se a verificação ortográfica estiver ativada, as palavras com erros de escrita ou inexistentes no dicionário serão sublinhadas em vermelho.

Resolvendo problemas

Pacotes ou plugins “mal comportados” podem ser uma grande fonte de bugs e problemas no funcionamento do Sublime Text. Quando algum tipo de defeito ou funcionamento inesperado é detectado, pode ser que seja necessário restaurar o Sublime Text para suas configurações padrão.

Para fazer isso, deve-se apagar a pasta de dados e reiniciar o Sublime Text. Após esta operação, todas as suas preferências e configurações serão removidas. Vale lembrar que, com isso, a pasta Installed Packages também será deletada.

Nota

ATENÇÃO! Caso seja necessário chegar ao ponto de realizar esse procedimento, lembre-se de fazer o backup das pastas.

Para saber mais

Como dissemos no início deste livro, existe uma carência de documentação em geral - e especificamente em português - sobre o Sublime Text. Portanto, se você quiser conhecer a fundo o funcionamento do Sublime Text, as principais fontes de informação atualizada são o fórum do Sublime Text 3 e o Stack Overflow 4.

No nosso site, o Sublime Text Dicas, procuramos pautar o conteúdo utilizando as sugestões e dúvidas enviadas pelos leitores. A newsletter do Sublime Text Dicas 5, além de ser nosso principal meio de contato com os leitores, é também onde divulgamos em primeira mão as atualizações do site.


1

http://colorsublime.com/

2

http://tmtheme-editor.herokuapp.com/

3

http://www.sublimetext.com/forum/

4

http://stackoverflow.com/questions/tagged/sublimetext

5

http://assine.sublimetextdicas.com.br/

6

http://cacm.acm.org/blogs/blog-cacm/176450-python-is-now-the-most-popular-introductory-teaching-language-at-top-us-universities/fulltext

7

A documentação oficial existente sobre a API está em http://www.sublimetext.com/docs/3/api_reference.html

8

http://packagecontrol.io/packages/Dictionaries

9

http://hunspell.sourceforge.net/