Goto Anything

Em outros editores normalmente estamos acostumados a navegar entre os arquivos de um projeto usando o mouse para clicar nas abas abertas ou em alguma opção de menu para abrir arquivos.

No Sublime Text essa operação fica muito mais fácil por conta do recurso Goto Anything que permite ir para qualquer arquivo aberto (ou que faça parte de um determinado projeto) de forma muito mais rápida.

Ctrl+P é uma das teclas de atalho mais importantes para quem está realmente disposto a dominar o uso do Sublime Text como ferramenta de trabalho diária. É ela quem aciona o Goto Anything, exibindo uma caixa de pesquisa na qual podemos digitar o nome do arquivo. Basta começar a digitar algumas letras do nome do arquivo que queremos abrir e o Goto Anything filtra a lista de nomes de arquivos do projeto (Figura 18 ).

Goto Anything em ação

Fig. 18 Goto Anything em ação

Então, é só selecionar o arquivo desejado da lista e pressionar Enter para abrir o arquivo e fechar o Goto Anything ou então pressionar Seta Direita para abrir o arquivo e continuar no Goto Anything.

Perceba que, à medida em que você navega pela lista, o conteúdo dos arquivos vai sendo mostrado temporariamente (preview), de forma a facilitar sua identificação.

Operadores

Um recurso chamado Goto Anything 1 que só servisse para localizar arquivos seria uma incoerência, concorda?

Então saiba que existem três operadores que podem ser combinados com os termos da pesquisa, de modo que seja possível navegar instantaneamente até uma determinada localização dentro do arquivo.

@

Procura no arquivo por um determinado símbolo (geralmente um nome de classe, função etc.). Ver Figura 19.

Busca por símbolo no Goto Anything

Fig. 19 Busca por símbolo no Goto Anything

#

Faz uma busca aproximada no arquivo por uma determinada palavra. Ver Figura 20.

Busca por palavra no Goto Anything

Fig. 20 Busca por palavra no Goto Anything

:

Posiciona o cursor numa determinada linha do arquivo. Ver Figura 21.

Busca por linha no Goto Anything

Fig. 21 Busca por linha no Goto Anything


1

“go to anything” pode ser traduzido como “ir até qualquer coisa”